Biografia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Apresentação

Fundado a 17 de Dezembro de 1986, o Grupo de Folclore de Rochão é uma associação, das muitas que vêm desenvolvendo um trabalho em prol da preservação do Património Cultural da Região Autónoma da Madeira.

Tendo como actividade a representação de vivências culturais dos nossos antepassados, tem desenvolvido um trabalho notável, reconhecido por várias entidades, não só regionais como tambem nacionais e internacionais.

Reconhecidos actualmente pelo valor patrimonial, cultural e histórico, apresenta condiçoes para proporcionar a todos os elementos que o compõem e a toda a comunidade momentos de lazer e usufruto de conhecimento em termos morais, culturais e sociais.

 Breve Historial


O Grupo de Folclore do Rochão foi fundado a 17-12-86 por Alexandre Rodrigues e um grupo de jovens aficionados pelo folclore. Este grupo surge a partir da cisão com outro grupo já existente no Rochão, devido essencialmente à necessidade de uma interpretação mais correta e assertiva do papel de um grupo de folclore que deve assentar nos seguintes pilares: recolher, registar, divulgar e preservar.

Desde a sua fundação, o grupo tem-se debruçado e empenhado no aprofundamento das diversas áreas de índole etno-folclóricas, desde a dança, a música, o canto, o traje, os jogos tradicionais, entre outras.

Em 1989, o grupo promove o primeiro intercâmbio com um grupo do continente português e, desde então, incessantemente, tem promovido diversas permutas, quer com grupos nacionais, quer internacionais; a nível nacional, o grupo já percorreu de Norte a Sul e algumas ilhas do Arquipélago dos Açores; a nível internacional destacam-se as presenças em: Espanha; Arquipélago da Canárias; França; Alemanha; Brasil; Itália e Inglaterra.

   A partir do ano 1990, o grupo realiza bianualmente o seu Festival de Folclore, evento cuja dimensão, em 1997, atingiu um patamar internacional – os palcos e as suas respetivas decorações tornaram-se uma marca de registo amplamente reconhecida.

Ao longo do seu percurso tem realizado diversas iniciativas designadamente: conferências inerentes a várias temáticas no âmbito da Etnografia e do Folclore, onde se destacam, "O nosso folclore no limiar do Século XXI", "Os remédios d'outrora"; "Os tocadores de harmónica e o entretenimento popular"; recuperou e dinamiza anualmente usos e costumes como: o São João da Eira da Cruz; o São Martinho; alvorada da missa do parto, entre outros que vão surgindo à medida que são recolhidos.

Em 2006, aquando do vigésimo aniversário, o Grupo editou o seu primeiro CD, com o título “Meia valsinha".

Em 2016, pelo seu 30.º aniversário, o grupo constituiu-se Sócio Efetivo da Federação do Folclore Português, é sócio fundador da AFERAM. Colabora em todas os eventos de promoção da Região e atua regularmente em unidades hoteleiras.

 


Grupo de Folclore do Rochão

Grupo de Folclore do Rochão
Caminho do Rochão nº 97 R/C,
9135 - 362 Camacha, Madeira - Portugal
Tel: (+351) 960 084 463 / (+351) 291 645 595
E-mail: [email protected] https://www.gfr.pt
32°41'30.8"N 16°51'34.8"W
NIF: 511033290

 

Nº Visitantes

0154500
Today: 4
© 2014 - 2018 Grupo de Folclore do Rochão. All Rights Reserved.